Granizo, vendaval e chuvas torrenciais atingiram o município de Erval GrandeGranizo, vendaval e chuvas torrenciais atingiram o município de Erval Grande

Publicado em 16/10/2021, Por Assessoria de Imprensa

Na madrugada da última sexta-feira (15), um forte temporal atingiu a região do Alto Uruguai Gaúcho, trazendo estragos severos no município de Erval Grande. Granizo, vendaval e chuvas torrenciais foram registradas.

O município realizou o levantamento dos prejuízos e constatou perdas significativas nas lavouras e danos públicos. Conforme o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcir Francisco  Maccari, as perdas foram de grande magnitude. “ O prejuízo é incalculado no momento. O temporal afetou lavouras de milho, trigo, fumo, produção de citrus, avicultura, suinocultura, sem contar nas perdas em residências e benfeitorias como estrebarias, galpões de fumo e barracões” relatou o secretário.

Além do setor produtivo, a Secretaria de Obras local, também constatou grandes estragos em estradas, pontilhões e boeiros, bem como queda de árvores ao longo de toda extensão territorial.

Ao todo, onze comunidades foram afetadas pelas condições severas do tempo. As localidades que registraram intensa queda de granizo foram: Vila Nova, Três Amigos, Corredor, Linha Capêlo e São José.

O mau tempo ocasionou falta de energia elétrica em aproximadamente 350 residências. Neste sábado muitas famílias ainda estavam sem luz e a projeção é de que o serviço seja completamente restabelecido somente no final do domingo.

A administração municipal de Erval Grande, através das Secretarias de Agricultura, Obras e Assistência Social trabalham para atender as demandas ocasionadas pelo temporal, através da limpeza dos acessos em estradas, distribuição de lonas e prestação de auxílio as famílias atingidas.